BlogAlex, sed Alex

Ícone

quem faz yoga não bloga

Então, e o Explorer 8?

Acredito que você chegou até aqui via algum site de buscas (Google, Yahoo, Live etc.) após digitar Internet Explorer 8 Beta 1, correto? Isso me leva a pensar que a razão é apenas e tão somente baixar a versão de testes do novo navegador da empresa do Tio Bill. Então clique aqui, baixe, instale, teste e depois desinstale. Foi o que eu fiz.

ie8
Por que (des)instalei? Boa pergunta. Ainda estou no IE6 por motivos, digamos, profissionais. Sou um desenvolvedor web em meio-período, o que me obriga a testar o comportamento dos sites em vários navegadores. O IE7, embora longe de seguir os padrões web, já tem um comportamento bem mais tolerante que seu antecessor, usado por mim. Para não me alongar em inúmeros exemplos, citarei apenas PNGs transparentes e hacks para CSS e Javascript. Foi o IE6 também que começou com aquela encheção-de-saco de mudar o comportamento dos controles ActiveX, entre outras coisas colocando o famoso contorno nos flashs. Caso alguém ainda não saiba, é preciso colocar um script para sanar isso.

Como é importante conferir todos esses faniquitos/comportamentos da versão 6 – e como uso muito mais esta máquina aqui do que o notebook -, resolvi não migrar para o IE7. Mas o anúncio do lançamento da nova versão, a oitava, e o apelo visual das telas, vistas na reportagem do UOL, me deram aquela água na boca que nos leva a cometer as maiores loucuras.

Até que, em comparação, instalar o IE8 não é a maior das loucuras. Certamente não a maior da minha vida. Se o download é rápido (14.4 MB), a instalação checa atualizações e outros bichos; vai te custar alguns preciosos minutos. Passados esses minutos e instalado o software, a apreensão é agravada pela reinicialização do computador: vai funcionar? Não vai ficar lento? Vai rolar macio?

Aproveito para abrir um parêntese sobre reiniciar. Já pensou como isso tornou-se não apenas prático, como também filosófico e até surreal? Deu um problema? “Reinicia… só para ver o que acontece, vai.” Instalou alguma coisa? Tem que reiniciar. A máquina está lenta demais? Reinicie-a! Sonho com a madrugada em que não seja preciso reiniciar o comp após desventuras. Ou mesmo com a invenção da função (ou botão) que faça tudo o que a reinicialização faz, mas sem reiniciar. Fecha.

O IE8 não é lento, abre rapidinho e parece funcionar às mil maravilhas. É preciso fazer uma configuração rápida (softwares de email, buscadores etc.) antes de sair acelerando. E vamos aos testes.
tela de configurações

A primeira coisa que me incomodou foi o sistema de abas não otimizado, o que significa que é preciso clicar na aba para fechá-la (o que eu acho um absurdo). Vários hacks para CSS não funcionam. Alguns funcionam, mas de uma maneira desencorajante (existe essa palavra?). Se fossem apenas sites pessoais, sites desenvolvidos por mim e desenvolvimentos mais alternativos, vá lá. Mas quando o Netvibes não abre e o lay-out do site do próprio Live Spaces dá erro é um mau sinal; um péssimo sinal, quase o anúncio do Juízo Final!

É possível emular (palavra horrível) o IE7 clicando num simples botão, conforme mostrado com destaque na home da nova versão, caso o 8 Beta 1 dê problemas – mas é necessário reiniciar todas as abas e janelas. E eu te pergunto por que alguém vai querer emular a versão anterior se está testando a nova. Caso me devolva a pergunta, eu prefiro, em vez de responder, dizer que mesmo essa emulação (?!?) não funciona muito bem. E, para desemular (estou cheio dos neologismos hoje), é preciso reiniciar o IE várias e várias vezes.

Justiça seja feita, ficou mais fácil copiar-colar, e o webslices, que é a versão Microsoft para o RSS, promete ser uma beleza. Quando funcionar. Essa é apenas a versão Beta 1. Outras virão. Enquanto essas outras não vêm, prefiro desinstalar a Beta 1. Que é (o Houaiss me dá razão) desencorajante.

PS: Para desinstalar, com o Windows XP, fica a dica de que o software está nomeado como Windows Internet Explorer 8 Beta 1. Abra Adicionar/Remover novo software no Painel de Controle e procure lá em baixo, na letra w.

Arquivado em:informática

Deixe uma resposta

