BlogAlex, sed Alex

Ícone

quem faz yoga não bloga

Alemanha 4×0… e fora de casa!

 Mesmo abdicando do belíssimo segundo uniforme, a seleção alemã de futebol goleou a vizinha Suíça por 4×0 em amistoso realizado em Basel (ou Basiléia), na Suíça, nesta quarta-feira 26 de março de 2008.

Há 100 anos, mais precisamente em 8 de abril de 1908, e contra a mesma Suíça, a Alemanha debutava em jogos internacionais. Na ocasião, os chucrutes fizeram o que até hoje é um costume daqueles que visitam as terras helvéticas: saborearam o legítimo chocolate suíço (5×3 para os locais).

Desta vez, em 2008, contudo, o passeio foi alemão; e apenas os atacantes anotaram. Miroslav Klose aos 23′, Mario Gomez aos 61′ e de novo aos 67′ e Lukas Podolski a um minuto do apito do árbitro, o holandês Eric Braamhaar.

A Alemanha do técnico Joachim Löw joga ofensivamente, eu garanto. Não dê atenção ao que dizem por aí – principalmente a mídia brasileira costuma relatar as seleções alemãs, e seus cotejos, com uma inundação de clichês. Vejamos o meio-camp: Fritz, Hitzlsperger, Schweinsteiger e Ballack. Fora os dois atacantes, Klose e Gomez. Mais: o grandalhão Jansen e o habilidoso Lahm, teoricamente os laterais do time, sobem com freqüência. Isso sobrecarrega o miolo de zaga, mas tem feito de Per Mertesacker (1m97!) um herói nacional. Também rendeu a Chris Metzelder um contrato com o Real Madri, mas Merzelder não tem sido chamado para o Nationalelf. Contra a Suíça, o titular da zaga foi Westermann.


Da esq para a dir: Schweinsteiger, Lahm, Klose, Ballack (encoberto por Fritz), Fritz (27) und Gomez.

Jogando no ataque, é comum o ex-supergoleiro Jens Lehmann passar fortes emoções e muitas vezes recorrer à sorte. Foi  o caso. Com 1×0 no placar, os alemães por pouco não levaram o empate; Alexander Frei perdeu ótima chance, aos  30 minutos , cabeceando nos braços de Lehmann.

Com um preparo físico primoroso – e este parece ser o principal diferencial entre a atual fase e a de 2006, na Copa – no segundo tempo só deu Alemanha. Levando em conta que a Suíça não vence os vizinhos do Norte há 50 anos, o país conhecido pela neutralidade foi o adversário ideal para a celebração do 800º jogo da seleção alemã. E uma boa oportunidade de entrosar ainda mais o time para  a Euro-2008, que começa para a Alemanha no dia 08 de junho, enfrentando a Polônia. A Suíça estréia dia 07, contra a República Tcheca.

Ficha

Suíça

Benaglio; Lichtsteiner, Eggimann, Senderos (von Bergen) e Spycher; Inler, Behrami (N’Kufo), Fernandes e Barnetta (Vanlanthen); Frei (Yakin) e Derdyick (Gygax).

Alemanha

Jens Lehmann (Arsenal); Marcell Jansen (Bayern), Heiko Westermann (Schalke) [Simon Rolfes (Leverkusen)], Per Mertesacker (Bremen) e Phillipp Lahm (Bayern); Clemens Fritz (Bremen)  [Arne Friedrich (Hertha Berlin)], Thomas Hitzlsperger (Stuttgart), Bastian Schweinsteiger (Bayern) e Michael Ballack  (Chelsea); Miroslav Klose (Bayern) [Lukas Podolski (Bayern)]  e Mario Gomez (Stuttgart) [Kevin Kuranyi (Schalke)].


O uniforme alvinegro da Alemanha é um tanto Web 2.0, concorda?

PS: Piotr Trochowski, do Hamburg, entrou no finalzinho. No lugar de quem? Do Lehmann, talvez?😉

Arquivado em:Euro-2008, futebol

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: