BlogAlex, sed Alex

Ícone

quem faz yoga não bloga

Texto do blog “Goma” é plagiado pelo jornal “O Estado”, de Tocantins

Ao que tudo indica, Cecilia X (sobrenome suprimido por razões óbvias), de Palmas-TO, vislumbra para breve uma carreira em reality shows como A Fazenda ou Big Brother Brasil. Cansada de sua ocupação atual -prestidigitação para um jornal da capital do Estado-, a moçoila resolveu dar aquela guinada na carreira, para ficarmos com mais um cliché, e chutou o pau da barraca (é, mais um… eu avisei…), plagiando, em menos de duas semanas, textos dos jornalistas Hector Lima, uma homenagem póstuma a Michael Jackson e publicada no blog Goma, e Marcelo Hessel – uma crítica sobre o filme “Transformers 2” publicada no site Omelete.

De Hector Lima, a pseudo-jornalista copiou quase ipsis litteris a homenagem ao Rei do Pop postada sexta-feira, 26 de junho pp, tomando o cuidado de apenas trocar o gênero em algumas passagens – afinal, ficaria muito estranho uma Cecília grudado no computador ou destruído pela notícia.

Sim, isso mesmo! Dona Cecilia não apenas copia os textos, copia também as emoções e sensações do plagiado. Seria ela fã de Curve e conhecedora da lenda do doppelgänger ou ela apenas se inspirou na fase do vilão Sylar ao final da quarta temporada de “Heroes”?

Migre seu navegador para http://migre.me/2YCw e deleite-se com a edição em flash do jornal tocantinense. Veja no canto esquerdo da parte de baixo um box com a opção de escolha, selecione Cultura/1 e dê um zoom na página da direita. Se preferir, clique aqui e veja a indignação bem-humorada do autor plagiado (um deles, né?) e um gif gigantesco com a matéria toda.

Já de Marcelo Hessel, a nova Pauline Kael do mundo bizarro tomou emprestada a resenha do filme “Transformers 2 – A Vingança dos Derrotados“, publicada no site http://www.omelete.com.br. Compare este outro gifão, escaneado da edição de 25 de junho pp do referido jornal, com a resenha online ainda disponível no site.

Fantástico, não?

Isso já seria algo grave, gravíssimo – apropriar-se de material intelectual de outras duas pessoas, republicar e ainda faturar uns trocos com essas matérias- se já não houvesse antecedentes com matérias do Chic e do Terra (conforme você pode comprovar lendo o já citado post do próprio Goma, de onde tirei essa informação).

O mais incrível (ainda! Como se a história já não o fosse) é que o buzz criado na blog e twittosfera foi tamanho que já foram encontrados blog, twitter e até mesmo o flickr da menina.

Isso (é mais uma) prova que brasileiro é tremendamente mobilizado e – por que não? – revolucionário… sentado na poltrona e/ou dentro do quarto. Falta agora levar essa habilidade portão afora.

(Eu sei que essa última parte ficou beeem piegas e parece nada a ver. Mas só parece)

Só torço para que esse agito todo renda algum reconhecimento aos dois profissionais, pelos ótimos textos, e no máximo uma entrevista na tv local e uma sessão de fotos mais ousadas no diário tocantinense à Petit (vocês entenderam!) Cécile.

Arquivado em:comportamento, desclicherama, ,

One Response

  1. hello!,I really like your writing so a lot!
    proportion we keep up a correspondence more approximately your
    post on AOL? I require a specialist in this area to solve my
    problem. May be that is you! Taking a look ahead to look you.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: